Praia da Pinheira/SC

Praia da Pinheira/SC
Praia de Cima - Foto: Betinho Teixeira

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Aracuã

Lá em casa, sempre por volta das 7 da manhã, um grupo de aracuãs, pousa em uma árvore no fundo do terreno e fazem a maior algazarra literalmente pois o som que emitem é muito alto e forte.
O aracuã é uma ave galliforme da família dos Cracídae.


Características: Pesa cerca de 900g e mede 68 cm. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco-amarelado. Vocalizam apenas quando estão na época de Reprodução, podendo também vocalizar quando em perigo.

Reprodução: O período reprodutivo vai de agosto a fevereiro. Os ninhos são feitos com galhos, cipós e folhas, em formato de plataforma. São postos de 2 a 3 ovos alaranjados ou de cor creme-escuro, chocados durante 28 dias. Um ou dois dias após o nascimento, os filhotes já voam, acompanhando os pais ou grupo pelas árvores. Para dormir, empoleiram-se ao lado de um adulto, que os protege com as asas entreabertas.

Alimentação: frutas, folhas, brotos, grãos e insetos. Vivem em matas fechadas, podendo invadir áreas com plantações grandes, nem sempre em bando.


Hábitos: Voam apenas quando necessário, sempre em casal, emitindo um barulho com as asas. É uma ave muito caçada por moradores, pois possui uma quantidade de carne “satisfatória” para famílias.

Nenhum comentário: