Praia da Pinheira/SC

Praia da Pinheira/SC
Praia de Cima - Foto: Betinho Teixeira

sábado, 12 de janeiro de 2008

2008

Janeiro/2008
Vínhamos conversando e procurando materiais da região para a construção da nossa casa, viajamos muito pelo interior de Santa Catarina, fomos a Araranguá, Tubarão, Canelinha, Paulo Lopes, Morro da Fumaça, Sangão...
Queríamos aberturas de demolição, que são amplas e com ótima madeiras, e foi o que aconteceu: cedro rosa, louro gaúcho, canela preta são espécies que usamos.

Ante-Projeto
Começamos a fazer o ante projeto, temos dois cadernos de croquis. Queríamos uma casa pequena, confortável, sala ampla, cozinha integrada, com três dormitórios... e tudo isso aliado à economia, já que a grana era curta.
Consegui convencer a Andréa a fazer a nossa casa com estrutura de eucalipto tratado – auto clavado e o fechamento com tijolos de barro da região, por falta de opção de outro fechamento mais sustentável. O ideal seria usar blocos de solo-cimento, prensados sem queima, mas o fornecedor mais próximo está localizado em Curitiba e o custo é exorbitante.
Como nunca tínhamos trabalhado com estrutura de madeira roliça fizemos uma boa pesquisa de detalhamento construtivo, também fizemos uma maquete que nos permitiu compreender bem o funcionamento dos encaixes.
O telhado também estava definido, mesmo com custo alto seria o Ecotelhado, de plantas da espécie suculentas.
















 Primeiro Estudo da casa

Fevereiro/2008
Fomos à Secretaria de Obras providenciar a aprovação do projeto e o licenciamento da construção. Para nossa surpresa estava em vigor na Praia da Pinheira uma interdição do Ministério Público para obras novas, mas poderia ser analisada caso a caso a solicitação.
O primeiro passo foi a solicitação da ligação de luz, para isso foi preciso construir um barraco de obra, contratar um biólogo que nos fornecesse um laudo de localização, provando que nosso lote não estava dentro do Parque do Tabuleiro.
Feito isso e depois de muitas idas e vindas e idas e vindas em julho/08 conseguimos a licença para construção. Diga-se que uma dessas idas foi feita pelo grande amigo Luiz Fernando Trombone, muito obrigado Tromba!



12/fev- Sempre pensando na obra, uma tarde enxerguei lá no bar do Vitinho – Canoas Bar da Praia de Cima, o fundo de um barco de pesca que ia ser usado como lenha na fogueira do luau que ia acontecer à noite na praia. Depois de alguma conversa os convenci a doarem esse barco para usar como estrutura para a escada para o 2º. pav. Durante a obra resolvemos usar para fazer o suporte para o chuveiro externo.
Eu, Luciano e o Gabriel fomos buscar na praia. Rebocamos no carro e vim no porta-malas segurando. A Soninha só de olho.

Março/2008
22/mar - Sabíamos que a região tinha excelente água. Todos os vizinhos confirmam isso e sendo assim contratamos o S. Biano para fazer uma ponteira (como é chamado o furo que se faz para poço mais raso do que poço artesiano). Essa foi a 1ª vez que vimos este processo ser feito: são canos metálicos de 1 metro que vão sendo rosqueados um no outro, dentro destes canos vai sendo injetado água para ir abrindo o solo. Em pouco tempo foi feito um furo com 12m de profundidade e, pronto!! Jorrou água. Ponteira, bomba e cano estávamos com água pura na torneira.
Logo à noite, assistindo TV, descansando do dia de obra descobrimos que o dia 22 de março é o Dia Internacional da Água, que coincidência!

Julho/2008
09/jul - Depois de vários estudos de projetos chegamos ao um consenso do projeto ideal as nossa necessidades e ideal para o investimento financeiro.








21/jul - Depois de vários contatos anteriores, acertado valor por metro e forma de pagamento foi assinado contrato com o empreiteiro João Mendonça conhecido como “João da Garopaba” para a execução da primeira etapa da obra.

24/jul- Marcação do gabarito da obra Andréa e João.


Agosto/2008
05/ago - Fomos infinitas vezes para pinheira neste período, com frio dormíamos às vezes em Rondinha para não viajarmos à noite... mas muito felizes com o que estávamos fazendo. Esta foto é uma das pernoitadas.. com pão com salame ...pois em Rondinha não existe nenhuma lanchonete aberta depois da 18 horas.





26/ago – Fundação. A madeira usada nas formas da fundação foram recicladas a partir da obra de um vizinho, Além ter custo quase zero evitamos o descarte do material. Estas madeiras ainda estão sendo usadas para caixaria da viga dos muros.



Olha Evolução
Para evitar quebra da viga ou uso de cano de PVC, deixa-se todas as esperas para passagem da tubulação usando tronco da bananeira – técnica catarinense.










Colocação do pino galvanizado para espera dos pilares de madeira.
28/ago - Eucalipto tratado chegando no canteiro de obra, foi fornecido por uma empresa de Araranguá, FLORESTAL MADEIRA TRATADA.







Maquete ao lado do terreno para ajudar a orientar a colocação dos pilares

Quando a madeira foi entregue, a empresa nos forneceu também um litro do produto usado no tratamento. Quando se faz o corte tem que aplicar o produto para proteger a madeira. Como também uma chapa galvanizada que vai fixada no topo do pilar, que serve para não deixar a madeira rachar.












Cotidiano
Olha o seu Joaquim passando com o pasto para as vacas em frente a nossa casa. Na ida ele pára no poste de concreto na frente de casa para afiar o facão de corte do pasto.


















26/ago - Restauração. Andréa feliz da vida com a mão na massa restaurando uma bela janela de Cedro Rosa, valeu a procura nas demolidoras de Porto Alegre, ficou linda depois de pronta. Andamos por Florianópolis procurando aberturas em demolidoras. Fomos até o Saco dos Limões, um morro de Floripa onde achamos uma aberturas de canela preta lindas, mas o proprietário era ruim de negociar. Acabamos trazendo do Sul.





Estrutura de madeira roliça em pé,
está na hora de começar o fechamento.








Conferindo os encaixes!









Pedrinho observando o tio betinho trabalhando na obra.

Setembro/2008
22/set - Fechamento de alvenaria, foi feita com tijolos furados, por falta de opção de material autossustentável na região. Tá tomando, forma que beleza , mas ainda tem muito pela frente.












24/set - Começando montagem das guias do telhado, com eucalipto tratado 12 metros de comprimento - bitola 14cm.










29/set - Colocação do forro. Foi usada madeira de assoalho pinus tratado em autoclave, madeira mais espessa, assim não era necessário colocar guias para sustentar as placas do ecotelhado.









29/set - Enquanto isso em Porto Alegre, inverno, segue a montagem do mosaico do piso do banheiro, as pastilhas vinham sendo compradas em demolidoras, já há muito tempo.











30/set - A execução da lareira, foi um trabalho a parte, como estamos construindo no litoral, o nosso pedreiro nunca tinha executado, acompanhamos pessoalmente pois projetamos uma lareira com registro na chaminé para melhor aproveitamento do calor e o consumo de lenha. Este registro foi feito com chapa de inox de 3mm (comprado em um ferro-velho de Palhoça), material não agredido pela maresia.


















Outubro/2008
01/out - O telhado verde foi adquirido em Porto Alegre, foi contratada também a entrega e a colocação.












Montagem do telhado verde. Acima do forro vai aplicada uma membrana plástica - que impermeabiliza a madeira do forro, logo após é aplicado um feltro para reter a umidade para as placas com as plantas.














Mais detalhes no link....

Novembro/2008
02/nov - Telhado está florido e as aberturas foram colocadas, tivemos algumas dificuldades para a colocação das aberturas pois tinham medidas de marcos diferentes, mas foi solucionado.













Porta centenária de uma farmácia do centro de Viamão, de cedro rosa foi a primeira aquisição para a casa mesmo antes de adquirir o terreno. Esta porta foi garimpada no sitio de um pessoal que trabalhava com antiguidades. Foi adquirida em 2007.



















Dezembro/2008
13/dez - Fossa lacrada, pois não existia espaço no terreno para fossa com sumidouro ou bananeiras para tratamento de água cinza.



















Veja link

18/dez - Aplicação de Mosaico no piso do banheiro, pelo Betinho.












Restaurando mais uma das janelas .. conquistas de muita procura nas demolidoras. Estas foram sendo compradas todas antes do projeto. Pois deveriam ser adaptadas no projeto.









Dica: Como remover tinta de madeira..
15/dez - Toda a água recolhida em drenos e calhas vai pra uma cisterna que se localiza a baixo do deck da frente, do qual é bombeada para um reservatório superior e que retorna para os vasos sanitários e torneiras de jardim.







Pátio foi todo drenado para evitar excesso de água no terreno, pois existe um morro atrás do nosso terreno. Toda esta água vai para uma cisterna. Todo o resíduo de obra foi usado para fazer o filtro da drenagem e o restante em aterro no próprio pátio.

24/dez - Acampados na obra, mas queríamos passar o primeiro natal na nossa casa da Pinheira.














26/dez - Colaboração dos amigos: Peninha Marceneiro, ajudando a colocar
as molduras de madeira para instalar vidros fixos. Enquanto descansa ajuda a carregar pedra....




















Utilização de móveis reciclados e alguns
executados com alvenaria na obra















30/dez - Almoço com amigos ...casa em obra.


Mas não estamos mais no camping....e sim no nosso sonho, que agora é realidade.





31/dez - Festa de final de ano com os amigos....casa em obras.